Como mudar a cultura empresarial
para atender ao eSocial?
Saber como avaliar e mudar a cultura organizacional de uma empresa é cada vez mais reconhecido como o principal fator de direcionamento para alavancar resultados.
E para êxito do projeto eSocial na empresa, a mudança de cultura é OBRIGATÓRIA!
Mas como?
Listamos algumas dicas que podem te ajudar:
Tome consciência de sua cultura atual;
Analisar as exigências do eSocial e SPED;
Torne as mudanças prioridades;
Envolva a alta administração para vivenciar este projeto junto (quebre objeções);
Mostre as consequências (fiscalização e multas) em caso de não adequação;
Faça com que os temas relacionados à nova cultura sejam abordados na agenda do conselho, tornando-a formal e oficial;
Alinhe as lideranças, crie um comitê multidisciplinar (equipe executiva onde serão debatidos, avaliados, revisados as estratégias, os alinhamentos, as mudanças e resultados);
Gere comunicação corporativa e defina de forma muito clara e por escrito às responsabilidades;
O que deve ser mantido? Anote todos aspectos de sua cultura que podem ser preservados. Afinal, muitas de suas características podem ainda trazer resultados positivos;
O que não deve ser mantido? Enumere também todos os aspectos que devem ser eliminados do ambiente corporativo;
O que deve ser adotado? Crie uma lista com aspectos culturais almejados;
Trace a nova cultura organizacional. Coloque no papel as características que farão parte da nova cultura;
Comunique e envolva os funcionários;
Comunique e envolva os prestadores de serviços;
Se for necessário, contrate novos talentos com perfis profissionais e pessoais conforme a cultura almejada e traçada pela organização;
Alinhe a nova cultura corporativa com os objetivos, missão e valores da empresa;
Avalie, acompanhe e monitore a implementação, a eficácia do trabalho sendo realizado, diariamente;
Avalie a qualidade dos dados e dos serviços;
Acompanhe e resolva de imediato os obstáculos que virão;
Avalie o grau de agilidade, prazos da mudança (o exigido X o andamento da equipe nas atividades);
Mantenha constantemente o acompanhamento da equipe envolvida.
Sabemos que a adesão ao eSocial é obrigatório para todas as empresas.
As multas por não adequação e inconsistências no eSocial serão altíssimas.
Sendo assim, seguem alguns pretextos que devem ser “cortados” de imediato para adentrar a nova cultura e atender ao eSocial e SPED:
Nós sempre fizemos desse jeito.
Mas não tem um jeitinho?
Nós, somos diferentes.
Esse não é o jeito que sempre fazemos as coisas aqui.
Para nós isso não irá funcionar.
Não adianta tentarmos.
Esse problema não será nosso.
Deu certo até agora, então não iremos mudar.
Não importa o que falemos, não irá mudar nada mesmo.
Já tentamos outras vezes não ouve adeptos.
Depois “a gente vê”.
Nós nunca fomos fiscalizados, porque seríamos agora?
Não temos ninguém para chefiar e gerenciar isso.