Mudança de Cultura em Atendimento ao eSocial

Como mudar a cultura empresarial
para atender ao eSocial?

esocial.-max-prevent.-cultura-organizacional.-metodo-de-fiscalizacao-de-informacoes-na-prestacao-de-servicos-terceirizados.-cruzamento-de-informacoes-entre-SST-DP-Contabil

Saber como avaliar e mudar a cultura organizacional de uma empresa é cada vez mais reconhecido como o principal fator de direcionamento para alavancar resultados. 

E para êxito do projeto eSocial na empresa, a mudança de cultura é OBRIGATÓRIA!

Mas como?

Listamos algumas dicas que podem te ajudar:

 

  • Tome consciência de sua cultura atual;

  • Analisar as exigências do eSocial e SPED;

  • Torne as mudanças prioridades;

  • Envolva a alta administração para vivenciar este projeto junto (quebre objeções);

  • Mostre as consequências (fiscalização e multas) em caso de não adequação;

  • Faça com que os temas relacionados à nova cultura sejam abordados na agenda do conselho, tornando-a formal e oficial;

  • Alinhe as lideranças, crie um comitê multidisciplinar (equipe executiva onde serão debatidos, avaliados, revisados as estratégias, os alinhamentos, as mudanças e resultados);

  • Gere comunicação corporativa e defina de forma muito clara e por escrito às responsabilidades;

  • O que deve ser mantido? Anote todos aspectos de sua cultura que podem ser preservados. Afinal, muitas de suas características podem ainda trazer resultados positivos;

  • O que não deve ser mantido? Enumere também todos os aspectos que devem ser eliminados do ambiente corporativo;

  • O que deve ser adotado? Crie uma lista com aspectos culturais almejados;

  • Trace a nova cultura organizacional. Coloque no papel as características que farão parte da nova cultura;

  • Comunique e envolva os funcionários;

  • Comunique e envolva os prestadores de serviços;

  • Se for necessário, contrate novos talentos com perfis profissionais e pessoais conforme a cultura almejada e traçada pela organização;

  • Alinhe a nova cultura corporativa com os objetivos, missão e valores da empresa;

  • Avalie, acompanhe e monitore a implementação, a eficácia do trabalho sendo realizado, diariamente;

  • Avalie a qualidade dos dados e dos serviços;

  • Acompanhe e resolva de imediato os obstáculos que virão;

  • Avalie o grau de agilidade, prazos da mudança (o exigido X o andamento da equipe nas atividades);

  • Mantenha constantemente o acompanhamento da equipe envolvida.

Sabemos que a adesão ao eSocial é obrigatório para todas as empresas.

As multas por não adequação e inconsistências no eSocial serão altíssimas.

Sendo assim, seguem alguns pretextos que devem ser “cortados” de imediato para adentrar a nova cultura e atender ao eSocial e SPED:

  • Nós sempre fizemos desse jeito.

  • Mas não tem um jeitinho?

  • Nós, somos diferentes.

  • Esse não é o jeito que sempre fazemos as coisas aqui.

  • Para nós isso não irá funcionar.

  • Não adianta tentarmos.

  • Esse problema não será nosso.

  • Deu certo até agora, então não iremos mudar.

  • Não importa o que falemos, não irá mudar nada mesmo.

  • Já tentamos outras vezes não ouve adeptos.

  • Depois “a gente vê”.

  • Nós nunca fomos fiscalizados, porque seríamos agora?

  • Não temos ninguém para chefiar e gerenciar isso.

esocial. maxprevent. multas

Fique atento para não ser MULTADO!

Conheça nossos serviços
para Órgãos Públicos:

Assessoria em eSocial, EFDReinf e DCTFWeb

Curso de Retenção Ampla do Imposto de Renda e EFDReinf Série R-4000

Max Prevent Treinamentos Curso de Retenção Ampla de Imposto de Renda e EFDReinf Série R-4000

Treinamento e Assessoria em Gestão de Terceiros no eSocial e na EFDReinf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *